A intensificada evolução da economia global, assim
como modelos revolucionários de empreendimentos atrelados à ideias inovadoras
de produtos e prestação de serviço, colocou os sistemas de informações em outro
patamar de importância. Desta forma a informação eficaz é fator decisivo em uma
organização e, ferramentas e ciências que se dedicam a subsidiar estas
informações, ganham destaque no âmbito da concorrência empresarial. Um destes
subsídios esta pautado na contabilidade gerencial (controladoria), esta que tem
por finalidade fornecer o máximo de informações úteis à tomada de decisões, com
conotação extrínseca e intrínseca à azienda.
Sendo assim, a Controladoria serve como órgão de observação e controle da cúpula gestora da empresa, fixando parâmetros de avaliação da eficácia e eficiência dos vários departamentos da organização. É a Controladoria quem disponibiliza informações para o planejamento e pesquisa dos processos gestores.
Destarte, intuito em pautar três paradigmas em que a Controladoria deve atentar-se, para que assim os processos gestores ocorram com êxito:
Sendo assim, a Controladoria serve como órgão de observação e controle da cúpula gestora da empresa, fixando parâmetros de avaliação da eficácia e eficiência dos vários departamentos da organização. É a Controladoria quem disponibiliza informações para o planejamento e pesquisa dos processos gestores.
Destarte, intuito em pautar três paradigmas em que a Controladoria deve atentar-se, para que assim os processos gestores ocorram com êxito:
1.
Assessoramento: A Controladoria deve ter por missão otimizar os
resultados econômicos-financeiros da organização empresarial, isso pode ser
realizado pelo assessoramento para os diversos departamentos da empresa. Assim,
fornecendo aferições das alternativas econômicas e, através da visão sistêmica,
integralizar as informações e reportá-las para facilitar o processo decisório;
2.
Planejamento dos
resultados: Esse paradigma é fixado
na projeção, previsão e simulações de um sistema de planejamento e controle
orçamentário, considerando os inúmeros cenários que a empresa possa estar
inserido, isso para os resultados operacionais, financeiros e econômicos.
Assim, a mensuração projetada reflete a interação de todos os objetivos
conflitantes existentes entre todos os departamentos que influência os
processos de gestão;
3.
Análise dos fatos: Posteriormente, após a aferição de todos os dados e
fatos dos processos de gestão ocorridos na azienda, a Controladoria deve
estabelecer uma análise, voltada para tudo o que foi projetado e o que ocorreu
na realidade. Se a diferença entre projetado e executado, exprime relevância no
resultado. Verificando se o foco do problema esta intrínseco ou extrínseco à
empresa, e se esse problema pode ser controlado. Enfim esse paradigma nos
remete à uma análise comparativa e crítica de tudo aquilo que ocorreu, com o
objetivo de alterar as ações em processos que prejudiquem o resultado
operacional.
Por
fim, as informações prestadas pela Controladoria, deve ser confiável, ou seja,
livre de erros ou vieses relevantes, bem como demonstrar adequadamente o que
propõe com exímia clareza. Outrossim, deve ser imparcial, induzindo a um
julgamento justo, prudente e íntegro, contendo informações completas, sem
omissões de itens tangíveis e intangíveis. Ressaltando a necessidade
informativa de cada usuário.
Fonte:http://www.ieconomus.blogspot.com.br
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