Ciências Contábeis

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O Contador planeja, coordena e controla os registros negocias (compras, vendas, investimentos e aplicação) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio.

É uma área que fica responsável por tomar conta, gerir e administrar todas as contas de uma empresa. Isto envolve registro e controle de todo o capital que gira, incluindo despesas, lucros e receitas. Mais que isso, também traz desafios como orientar o pagamento de impostos e a divisão dos recursos perante os sócios.

O curso de Ciências Contábeis consegue conciliar o estudo de áreas como as engenharias, gestão do conhecimento e responsabilidade social, dando assim ao profissional habilidades amplas e abrangentes para uma boa atuação no mercado de trabalho.

O raciocínio rápido e a facilidade em se comunicar, muitas vezes mais do que a simpatia pela matemática e pelas ciências exatas, ajudam a definir o perfil deste profissional, que por conta do gradual aumento de representatividade das empresas, se tornam cada vez mais figuras essenciais para o sucesso e lucratividade das companhias de todo o mundo.

Um curso completo de Ciências Contábeis, mais do que qualquer outra coisa, precisa estar apto e preparado para formar profissionais holistas, multifuncionais, flexíveis, comprometidos com o crescimento, habilidosos nos tocantes técnico e conceitual, éticos e conscientes de sua responsabilidade perante à evolução dos negócios nos quais são agentes do processo de gestão.

Mercado de Trabalho
Seguindo este raciocínio, quando o assunto é mercado de trabalho, vale lembrar que o CFC possui mais de 400 mil profissionais registrados, e mesmo assim o nosso país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, necessitam de mais trabalhadores nesta área. Outro dado interessante é que, desde o ano de 2010, se tornou obrigatório para aqueles que desejam trabalhar como contabilistas ser aprovado no exame do Conselho Regional de Contabilidade.

O que se vê no dia a dia dos profissionais formados em Ciências Contábeis é que eles vem ocupando cargos em escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria. Nas cidades maiores, os profissionais constantemente se voltam as grandes e médias empresas. No Norte e Nordeste do país, a crescente criação de empresas amplia ainda mais as vagas para este profissional, que se decidir trabalhar de forma autônoma também possuirá boas oportunidades.

O Curso
A graduação em si conta normalmente com um início recheado de disciplinas mais básicas e introdutórias, como português, sociologia, administração e economia.


No decorrer do curso, surgem matérias que discorrem sobre assuntos mais técnicos e gerenciais, como planejamento, contabilidade financeira e teoria da contabilidade. Direito, planejamento tributário e legislação comercial também aparecem no curso.

Já na parte final da graduação, disciplinas de auditoria e perícia são mais comuns, visando preparar melhor o já não mais iniciante para questões práticas na vida de um profissional das Ciências Contábeis.Entretanto, sempre é essencial da parte do estudante verificar a grade curricular da faculdade ou universidade que pretende cursar. Alguns cursos oferecem ênfases diferenciadas, o que deixa o leque de possibilidades ainda mais amplo para quem pretende seguir este caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário