sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DueDiligence

 
 
Não é de hoje que o número de aquisições, vendas, incorporações, fusões e cisões têm crescido cada vez mais. O mercado se demonstra competitivo e as organizações tendem a se reajustar para manter a sua sobrevivência, ou até mesmo para aumentar os seus lucros.

Mas para que estes processos não arrisquem organizações e investidores, e sejam aplicados com bases de informação suficientes, possibilitando a concretização de um negócio seguro, criou-se um tipo especial de Auditoria, o DueDiligence, ou diligência prévia.

A utilização do DueDiligence dentro de uma empresa possibilita o conhecimento de todos os detalhes de sua situação a fundo, e garante muitas vantagens a compradores, acionistas, investidores, e até mesmo ao próprio vendedor.

As informações adquiridas com a prática levam conhecimentos importantes para a mesa de negociação. O comprador possuirá mais conhecimento sobre a empresa para tentar reduzir o preço de sua aquisição, bem como o vendedor, que poderá traçar estratégias de negociação e também se mostrar mais preparado de frente às tentativas de redução do interessado.

A prática do DueDiligence consiste na análise de documentos e informações de uma empresa,no levantamento de seus ativos e passivos, contábeis e jurídicos, além de mensurar os riscos efetivos e potenciais do negócio proposto, medida que pode prevenir problemas sérios tanto para a empresa quanto para o interessado pelo negócio.

Dentro dessa análise são consideradas informações de processos judiciais e administrativos, certidões de diversas áreas, repartições e contratos com obrigações a vencer, e dependendo da natureza do negócio, ou seja, do ramo empresarial em que se encontra a corporação, pode-se incluir também a análise de outros aspectos como jurídico societários, trabalhistas, ambientais, imobiliários, de propriedade intelectual e tecnológica.

Com o aquecimento da economia e os consequentes números cada vez mais competitivos no mercado, não se pode tomar decisões sem antes analisar a sua viabilidade e sem estratégias traçadas. Não arrisque a sua empresa, ou o seu capital, invista em DueDiligence e observe melhores resultados!
 
Fonte: http://msbrasil.com.br/blog/category/auditoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário