3.1 Assessoramento e Consultoria
A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva, que presta serviços de avaliação, assessoramento e consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
A auditoria
auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio de uma abordagem
sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos
de gestão de riscos, controles e governança
corporativa
Nos dias de hoje fica cada vez mais evidente que os controles necessitam atuar fortemente com uma finalidade preventiva. Não adianta somente identificar e corrigir um problema, após a sua ocorrência.
O que os
controles precisam proporcionar é segurança quanto à inexistência de novos
desvios nos processos. A avaliação dos controles adotados em relação ao objetivo
do processo e aos riscos envolvidos, proporciona a constatação de possíveis
perdas financeiras e prejuízos à imagem da organização, assim como possibilita a
melhora na qualidade dos processos e a identificação das mudanças ou adaptações
necessárias aos procedimentos e rotinas desenvolvidos, visando a sua
padronização, agilidade, melhor controle e eficácia.
Visa identificar e analisar os riscos relevantes como base para determinar como estes riscos devem ser eliminados, minimizados ou compartilhados.
Através da
análise de risco se consideram os aspectos internos e externos que podem afetar
negativamente a habilidade da instituição em gerir, registrar, processar,
resumir e prestar informações sobre todos os seus processos.
O controle
é exercido por qualquer ação tomada pela direção, assessorada pela auditoria,
pelo conselho e por outras partes para gerenciar os riscos e aumentar a
probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos.
O trabalho
de auditoria implica a realização de diversas etapas, cujo desenvolvimento
requer ordenação e planejamento de o que, como, quanto e quando fazer, e quem o
fará. Planejamento é um compromisso para a ação ordenada, realística e
sistemática de uma escolha racional, determinado o curso da ação do trabalho a
realizar.
O
planejamento do trabalho, embora em alguns casos não exista de forma explícita e
formal, sempre existe, mesmo que somente na mente da pessoa que o executa, e se
assim não fosse, o trabalho não teria consistência. Assim, o planejamento em
auditoria consiste na determinação antecipada de quais procedimentos serão
aplicados, na extensão e na distribuição desses procedimentos no tempo e nas
pessoas que realizarão essas tarefas.
Por
planejamento deve-se entender uma metodologia de preparação de um serviço, que
compreende os objetivos definidos, o roteiro, os métodos, planos e programas a
serem observados por etapas e os processos de avaliação de que se atingiram as
metas programadas.
(...)
Saudações Contabilistas!
Fonte:http://portaldeauditoria.com.br
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