sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A importância dos Controles Internos.


As  entidades compromissadas com os mais altos padrões de transparência, ética, respeito e profissionalismo, sempre à procura de aperfeiçoamento e modernização dos sistemas, precisa desenvolver e implantar em sua organização metódos de controles internos.

As instituições financeiras têm buscado implantar em suas rotinas, adequando de acordo com o risco de seu segmento, possibilitando gerenciamento e monitoramento necessários, a criação de sistemas de controles internos, vão muito além do que exigências legais como as Resoluções 2.554/98 e a 9.613/98, é um diferencial com grande impacto desenvolvimento dos negócios, que traz maior controle e transparência para organização e as partes interessadas, construindo uma imagem cada vez mais forte perante o público.

Com a criação do Comitê de Basiléia, procurou-se fortalecer o Sistema Financeiro por uma conceituação sistemática de suas atividades, com processos de acordo com sua área de atuação, o C.I. verifica a exatidão dos dados, afim de gerir os riscos que a intituição está sujeita. Todos os colaboradores são responsáveis por está em "conformidade" 

O CI está relacionado ao investimento de pessoas, processos e conscientização, por isso, faz necessário os colaboradores estarem consciente da importância de está em ordem com os normativos internos da entidade.

Um programa de C.I. eficaz pode não ser suficiente para tornar uma empresa à prova de crises. Mas certamente permitirá uma gestão de riscos mais eficiente.

David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário