A História da Contabilidade
A história da
contabilidade se inicia nos tempos do homem das cavernas. Pesquisas
arqueológicas recentes feitas na Síria, Israel e no Iraque ( antiga Mesopotâmia
) localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de
estoque e que remontam a aproximadamente 8.000 AC. Daí se conclui que, já
naqueles tempos, o homem se preocupava em ter o controle dos estoques dos seus
bens.
Na pré-história,
quando a inteligência humana ainda era pouco desenvolvida, o Homem de Neandertal
caçava, pescava e as vezes, chegava a disputar carniça com outros animais. Com o
surgimento do Homo Sapiens, homem pensante, houve uma evolução. Este também
caçava e pescava, mas tinha uma enorme diferença com relação ao homem de
Neandertal. O homem percebeu que poderia acumular riqueza através da criação
extensiva de animais e do cultivo de cereais.
Surgia então a
necessidade de se fazer o controle dos excedentes da produção. À medida que o
homem passou a acumular riqueza e esta a se transformar em patrimônio, a
contabilidade apareceu como a técnica para o controle do seu
patrimônio.
Conceito de
Contabilidade
A Contabilidade é o
instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões
dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as
pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações
que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, que,
em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos
interessados em conhecer a situação da empresa.
Esses interessados,
através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em
relação aos fatos futuros. Segundo Gomes (2000,p.5), em resumo, podemos dizer
que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com
formação em áreas não-relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e
interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio
(pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas
da empresa.
fonte:http://cti2010vc1.blogspot.com
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